surto de toxoplasmose

Infectologista dá dicas para prevenir a toxoplasmose

Foto: Deni Zolin (Diário)
Nesta manhã, consumidor comprava fardo de água mineral em mercado de Santa Maria. Segundo ele, por precaução

A confirmação de um surto de toxoplasmose em Santa Maria - a informação foi dada por médicos infectologistas na manhã desta quinta e, à tarde, confirmada por autoridades em saúde - deixou a população alarmada e com muitas dúvidas.

Assista aqui a íntegra da entrevista coletiva transmitida ao VIVO pelo Diário 

Apesar do surto, as autoridades afirmam que não há motivos para pânico e diz que a orientação básica é a prevenção enquanto a fonte transmissora do protozoário da toxoplasmose não é 100% confirmada. A doença é transmitida por via oral, e as suspeitas recaem sobre a água e sobre os alimentos. Por isso, as pessoas não devem beber água da torneira sem filtrar ou ferver.

O Diário ouviu o médico infectologista do Hospital Universitário de Santa Maria  (Husm) e também da rede privada Reinaldo Ritzel que deu dicas de como prevenir a doença. 

- A toxoplasmose é uma doença benigna e autolimitada, ou seja, o próprio organismo tem a capacidade de resolver ela. O problema é quando os sintomas deixam a pessoa incapacitada já que é uma doença que ela pode durar duas, três semanas ou até mesmo um ou dois meses. Nesses casos, é importante procurar um médico, que através de análise clínica ou laboratorial vai dar ou não o diagnóstico já que os sintomas são os mesmos de outras doenças, mas os sintomas vão se manifestar em uma pequena porcentagem - alerta o médico. 

As principais dicas do especialista

QUAL A ÁGUA MAIS CONFIÁVEL: FILTRADA OU FERVIDA?

Água fervida
O médico explica que a água fervida a 100ºC (ela atinge a temperatura quando começa a borbulhar) é a mais confiável neste caso. Mas é importante ferver de forma adequada: ou seja, esperar a água borbulhar por pelo menos 10 minutos. Por causa disso, não é recomendado ferver a água em jarras elétricas já que elas se desligam assim que começam a ferver. O ideal é usar a chaleira ou uma panela grande, no fogão mesmo. Depois de servida, é importante armazenar a água em recipientes limpos e fechados. Ela pode ser armazenada em temperatura ambiente ou na geladeira e deve ser consumida no mesmo dia. 

Filtros
Sobre os filtros - independente de serem aqueles de alumínio ou de barro - o médico alerta: siga, sempre, as orientações do fabricante. Se você faz a limpeza correta do filtro no período recomendado, pode até ficar tranquilo.

- A toxoplasmose é mais facilmente filtrada do que as bactérias, já que são maiores. Mas é sempre importante checar as orientações do fabricante. Se o surto realmente for relacionado com a água, o ideal é pelo menos fazer uma limpeza ou troca. Na dúvida, é bom ferver a água mesmo - observa Ritzel. 

Quanto a água mineral, o médico alerta para procurar marcas confiáveis, ou então, preferir a água fervida em casa mesmo. 

DÁ PARA TOMAR ÁGUA DO BEBEDOURO DA ESCOLA? 
Quando a bebedouros de escolas, o médico lembra que até então, desconhece se há uma orientação específica. No caso de os bebedouros terem filtros, é preciso também observar as orientações do fabricante, mas se não há filtros, o ideal é não usar. 

- Por bom senso, até que se comprove que a água não está relacionada, é melhor evitar. A minha filha está proibida de tomar água do bebedouro. Ou ela leva de casa, ou compra água mineral no bar da escola - sugere. 

MEU GATO OU CACHORRO PODEM TOMAR ÁGUA DA TORNEIRA? 
Em caso de gatos, não tem problema nenhum. Os cachorros, podem sim, tomar água da torneira. Como o infectologista explicou antes, a doença é benigna e auto-limitada, ou seja, possivelmente muitos animais já tiveram a doença e nada aconteceu com eles. 

POSSO COMER CARNE VERMELHA? 
A carne vermelha e mal passada também pode ser uma forma de adquirir a doença. O ideal é comer o alimento bem cozido, porque assim como a água fervida, não terá o risco. 

AFINAL, OS GATOS TÊM CULPA DO SURTO? 
Como o gato é o reservatório natural da doença ele armazena oocistos, que são eliminados nas fezes.

- O gato da gente, por exemplo, não é o problema, já que as fezes dele não vão chegar até a boca de ninguém. Ou seja, o gato de estimação, ou que vive no pátio do vizinho, por exemplo, não é problema, já que a fezes deles não vão chegar até as fezes deles não vão chegar até a nossa boca. O problema é se um gato evacua em uma tubulação de água, ou morre em uma tubulação de água  - comenta. 

Portanto, quem quiser se prevenir, precisa lavar bem os vegetais e legumes, cuidar a água consumida e evitar a carne mal passada. E lembre-se que, se você não faz parte do grupo de gestantes, imunodeprimidos ou dos casos em que o toxoplasma atinge o olho, a doença não apresenta perigo. Em alguns casos, em que os sintomas prejudicarem o paciente e o diagnóstico foi confirmado, o médico poderá indicar um tratamento para acelerar a recuperação do paciente. 

A CONFIRMAÇÃO DO SURTO

O surto de toxoplasmose foi confirmado depois do aumento de pacientes que procuraram as unidades públicas e privadas com sintomas de síndrome febril. Ao investigar qual era o agente transmissor da doença, exames laboratoriais confirmaram positivo para toxoplasmose em 14 amostras das 17 coletadas. Conforme a médica infectologista da prefeitura, Paula Martinez, são cerca de 600 casos de pessoas atendidas na rede pública ou privada com algum dos sintomas da síndrome febril, que são febre, cefaléia (dor de cabeça) ou mialgia (dores no corpo) entre janeiro e abril em Santa Maria.

Leia mais sobre a confirmação do surto pelos infectologistas aqui

A doença pode ser transmitida por meio da água - se ela estiver contaminada -, pelo consumo de vegetais mal lavados ou carne mal cozida. Por ser uma doença auto-limitada ela não é considerada grave. A exceção são as gestantes, já que a toxoplasmose pode ser transmitida ao embrião, pessoas imunodeprimidas (quem tem imunidade baixa), pessoas que têm a doença e que o toxoplasma atingiu o olho ou quando os sintomas deixem o paciente incapacitado. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Seis postos de saúde abrem no sábado para orientar população sobre a toxoplasmose Anterior

Seis postos de saúde abrem no sábado para orientar população sobre a toxoplasmose

População só deve beber água fervida ou filtrada como precaução, orientam as autoridades Próximo

População só deve beber água fervida ou filtrada como precaução, orientam as autoridades

Saúde